Web Radio Piçarras

Era comum não haver retorno e toda transmissão transcorrer sem que se soubesse, na verdade, se estava indo para o ar ou não. E em muitas oportunidades não ia mesmo! Uma transmissão deste tipo requeria a instalação de antenas para o transmissor, normalmente um pedaço de fio com cerca de vinte metros de comprimento suspensa em duas varas de bambu.
Lá pelas 10 de manhã o técnico iniciciava seu chamado para a "central" ou "técnica", na esperança de que fosse ouvido. Quando era o caso e a rádio podia ser escutada naquele local ou cidade, o técnico pedia um "corte" na música. Tipo assim: "alô central, se estiver me ouvindo dê um corte na música". Ahhh! Que alívio quando isto acontecia!

Então era necessário ajustar o som e pedia-se mais cortes. Tipo "dois cortes" se estiver baixo e "mais um corte" se estiver ok.

Mais fios era puxados para os repórteres de campo. Metros e metros espalhados pela orla do gramado e uma esperança de "ir para o ar".
Que delícia aquela improvisação profissional! Que sensação inigualável aquela adrenalina para informar, para participar, para ir ao ar pelas ondas do rádio...

Um celular, e apenas um celular, nos é o bastante hoje, decorridos apenas três ou quatro décadas... Que evolução tecnológica nunca visto antes.
Basta um telefone celular que transmite via internet até ao estúdio da rádio, na certeza de que já está no ar. Não tem transmissor, fiação ou pedaços de bambus. Também falta adrenalina, competir com o imponderável e alguns "talvez". Direto do celular para o ar.
Falta também transmissor na rádio moderna. Tudo pode ser feito via internet, toda web rádio a exemplo da nossa Web Rádio Piçarras, é passível de ser ouvida em todo planeta, sem ruídos, sem talvez e, com certeza, com muita qualidade ao ouvinte. Rádio com especificação, onde só toca o que interessa ao segmento escolhido.

Perdeu-se a instantaneidade mas - curiosamente - sem perder a qualidade. Um pouco do rádio antigo permanece e muita adrenalina ainda rola, agora na certeza de ser ouvido e na esperança de que muitos sejam os ouvintes.

Bem vindo à Web Rádio Piçarras!